PUBLICIDADE

Estado / Rio de Janeiro

No interior do estado do Rio de Janeiro, em meio a belas paisagens naturais e fazendas históricas, Vassouras mantém a dignidade de seu passado. Ela está presente nas joias da arquitetura neoclássica incrustadas pela cidade, no respeito a uma gloriosa história e no nobre espírito do seu povo. Localizada na região do Vale do Paraíba, historicamente ligada aos ciclos econômicos do café, o que lhe rendeu o atual nome turístico de Vale do Café, Vassouras possui um conjunto urbanístico e paisagístico tombado pelo Patrimônio Artístico Nacional.

Vassouras é uma cidade com rica história que vem desde a época em que  fazia parte do Caminho Novo, rota de escoamento do ouro de Minas Gerais para o porto do Rio de Janeiro. Vassouras e outras cidades surgiram como povoados que serviam de pouso aos tropeiros e  ocupavam grande área territorial e por volta de 1830 já tinha posição consolidada na produção de café.

Mais tarde ficou conhecida como a Princesinha do Café tamanho o destaque que teve na época áurea do Ciclo do Café. Vassouras sustentava a economia do país com a produção do café feita pela mão de obra escrava. Toda essa região foi responsável pela produção de 75% do café consumido no mundo, fazendo do Brasil o maior produtor e exportador do que na época chamavam “ouro negro”.

O cultivo do café foi tão importante para a economia do país que a bandeira do Brasil Império tinha, entre outros símbolos, um ramo de café. Foi nessa época que surgiu a classe social dos Barões do Café, título concedido pelo Imperador aos cafeicultores de maior destaque.

Com o fim do ciclo do café, Vassouras viveu um período de decadência, mas hoje o turismo histórico e a pecuária aquecem a economia da região. O café continua sendo produzido, porém em menor escala e numa linha de cafés especiais.

Mergulho na História

 

Visitar a região turística do Vale do Café, no Rio de Janeiro, pode ser um verdadeiro mergulho na história do Brasil. Mais de 30 fazendas que cultivavam café no século XIX, entre os anos de 1800 a 1930, estão espalhadas pelos 15 municípios que constituem a região e remontam fragmentos da época denominada Ciclo do Café, convidando-nos a uma viagem ao passado. Nesse período, elas foram responsáveis pela maior parte da produção nacional do produto, tornando o país líder mundial de exportação.

Pertencente ao Vale do Paraíba Sul Fluminense, os 15 municípios que constituem a região turística do Vale do Café são: Vassouras, Valença, Rio das Flores, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paty do Alferes, Paracambi, Piraí, Barra do Piraí, Paraíba do Sul, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa e Rio Claro.

Vassouras, Valença e Rio das Flores, são três cidades vizinhas que têm como destaque o turismo histórico e cultural. Para além das fazendas cafeeiras, como a Ponte Alta, a Fazenda União e a Cachoeira Grande, que proporcionam a experiência do período do Ciclo do Café, essas cidades possuem centros históricos riquíssimos, com centros culturais, casarões, palacetes, monumentos, igrejas e praças que endossam a contextualização do período retratado nas fazendas. Dentre seus atrativos destacam-se a Casa da Hera, um museu em Vassouras, que é um exemplo típico de uma residência senhorial.

Cidade Universitária

Vassouras é sede de uma das mais conceituadas faculdades de Medicina do interior do Rio de Janeiro, a Universidade Severino Sombra,  e tem clima de cidade universitária com muito movimento de estudantes circulando pelas ruas, nos barzinhos.

Terceiro Melhor Clima do Mundo

O clima da região do Vale do Paraíba é considerado o terceiro melhor do mundo, com temperaturas agradáveis, ar puro, e umidade adequada.

Principais atrações de Vassouras

A melhor forma de conhecer Vassouras é caminhar pelo Centro Histórico visitar locais como o Centro Cultural Cazuza e observar seu belo conjunto urbanístico e paisagístico tombado pelo IPHAN .

Praça Barão de Campo Belo

Uma bela praça emoldurada por palmeiras imperiais e casarões coloniais. No centro da praça está o Chafariz Monumental, que abastecia a Vila de Vassouras na época.

Ao redor da praça encontram-se vários prédios importantes como a Câmara Municipal; o Paço Municipal (antiga casa do Barão de Ribeirão e que já funcionou como hotel, hospedando a Princesa Isabel); a Casa do Barão de Vassouras e o Shopping Casario, que conta com restaurantes e cinema.

Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Um dos destaques da Praça Barão de Campo Belo é a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, erguida em 1846. A igreja também é palco para as encenações que contam a história do Império, com artistas que se vestem de escravos, barões e baronesas.

Museu Casa da Hera

É um museu que mostra como era a casa de uma família rica durante o apogeu das plantações de café no Vale do Paraíba. É a única residência dessa região que mantém o mesmo mobiliário e tratamento original de seu interior desde o século XIX.

Jardim ecológico Uaná Etê

É um paraíso ecológico cultural, onde você pode caminhar por trilhas na Mata Atlântica e conhecer atrações permanentes como o primeiro labirinto dedicado à música do mundo, a floresta dos sinos, a árvore de cristal, a árvore de infinitas possibilidades onde você pode prender seus desejos com uma fita de cetim … Fica a apenas 15 minutos do centro de Vassouras.

Passeio de Bondinho

Passa pelos principais pontos da cidade ao som de animadas músicas.

Estação Ferroviária de Vassouras

A antiga estação que ligava Vassouras a Rio das Mortes por meio de bondes puxados a lombo de burro hoje abriga o Centro de Atendimento ao Turista e o Memorial do Trem.  Do lado de fora está uma locomotiva a vapor de 1889 que foi doada pela Prefeitura de Vassouras em homenagem aos 159 anos da elevação da Vila de Vassouras à categoria de cidade.

Festival do Café

Um evento que acontece no mês de julho e conta com programação musical com vários ritmos da música brasileira, apresentações nas praças, igrejas e fazendas.

Fazendas Históricas

As fazendas históricas mantêm preservadas sua arquitetura e contam um pouco da história

Como chegar a Vassouras

Vassouras não fica muito distante da capital, Rio de Janeiro, por isso, se você opta por fazer a viagem de avião pode procurar um vôo para o Aeroporto do Galeão, que fica a aproximadamente 108 quilômetros de distância.

Para quem vai de carro do Rio, o acesso é feito pela Via Dutra (BR-116). Depois do primeiro pedágio, você deve pegar a RJ-127 em direção a Paracambi. Para quem sai, por exemplo, de São Paulo, o trajeto também é pela Via Dutra até Volta Redonda, e então segue pela Rodovia Lúcio Meira (BR-393).

Fotos: Reprodução