A adesão dos cariocas à campanha de vacinação contra a gripe bateu recorde nesta quinta-feira (25/11), com a aplicação de 67.627 doses em um único dia. A Secretaria Municipal de Saúde informa que quem ainda não tomou a vacina esse ano deve procurar uma unidade mais próxima de sua casa (clínicas da família ou centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para se imunizar. Não há necessidade de intervalo entre as doses da Covid-19 e da gripe. A aplicação da vacina é destinada a pessoas a partir de seis meses de idade, especialmente os grupos prioritários: idosos, crianças, trabalhadores da Saúde, gestantes e puérperas.
“O número de casos de Influenza, de gripe sazonal, está aumentando muito na cidade do Rio de Janeiro. Precisamos que as pessoas procurem uma unidade de saúde para se vacinar. Todo mundo pode tomar a vacina e não precisa mais esperar pela vacina da Covid, pode tomar as duas juntas, não tem necessidade mais de esperar 14 dias de intervalo”, explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde constatou um aumento de resultados positivos para Influenza A nas amostras coletadas em unidades de saúde na cidade.
Vale ressaltar que a pessoa que estiver com sintomas de gripe ou Covid-19 não deve tomar a vacina.
Os locais de vacinação podem ser consultados em prefeitura.rio/ondeseratendido.
Foto: Prefeitura do Rio