No Dia Nacional da Cultura, a Prefeitura do Rio lançou o programa “Verão Verde”, que levará cariocas e visitantes a realizar um percurso pelos principais pontos turísticos de Madureira, um dos bairros mais culturais da Zona Norte, com perfil de inovação e economia criativa. O passeio será feito de forma ecologicamente correta, em um veículo sem emissão de ruídos e de gases poluentes. Esse é o primeiro ônibus elétrico a circular na cidade.
O tour terá 10km, com duração de aproximadamente 60 minutos. Começa no Parque Madureira, na Arena Carioca Fernando Torres. Em seguida, passa por: Palácio 450; Portelinha/Feira das Yabás; Portela; Cufa/Viaduto Prefeito Negrão de Lima; Mercadão de Madureira; Estádio Aniceto Moscoso/Madureira Esporte Clube e Império Serrano. A cidade do Rio é a primeira no Brasil a ter um ônibus elétrico em plena atividade cultural.
Ao celebrar o Dia Nacional da Cultura, o prefeito Eduardo Paes mandou uma mensagem em defesa das múltiplas manifestações culturais da cidade.
“O Rio é a capital cultural do Brasil. Não vamos aceitar nunca que as manifestações culturais sejam oprimidas. Há dois anos, na Bienal do Livro, vimos a própria Prefeitura cercear o direito de escolha das pessoas naquilo que desejavam ler, com uma dose de preconceito inaceitável. Quero mais uma vez dizer que o Rio será um espaço de resistência, o centro desse renascimento, não só depois da pandemia, mas também desse inverno tenebroso de tanta opressão e de falta de respeito ao diferente e à nossa cultura”.
O primeiro passeio foi feito por alunos da Escola Municipal Ministro Edgard Romero, de Madureira. O tour gratuito será aberto ao público a partir do próximo dia 13 e se dará sempre aos sábados e domingos, com cinco viagens diárias. O circuito do “Verão Verde” em Madureira funcionará até janeiro e é uma parceria das secretarias de Cultura e de Transportes, com o apoio da Riotur e da subprefeitura da Zona Norte.
O projeto faz parte do programa Zonas de Cultura, iniciativa da Prefeitura do Rio para alavancar a criatividade em várias regiões da cidade e que vai injetar R$ 1,5 milhão em ações culturais somente em Madureira.
“ Esse projeto é um esforço coletivo de vários órgãos da Prefeitura para que a gente possa gerar mais uma opção de lazer, arte e cultura na cidade. O Zonas de Cultura é um programa que está no Plano Estratégico e pretende mobilizar três milhões de pessoas até 2024. Ano que vem vamos trabalhar mais ainda para que a cultura volte a ter importância para o desenvolvimento da cidade”, disse o secretário de Cultura, Marcus Faustini.
A Prefeitura fez uma convocação pública para empresas de novas tecnologias menos poluentes. Serão até quatro veículos em operação, entre elétricos e a gás. Empresa dedicada a soluções em energia, a Enel X Brasil foi escolhida após convocação pública e vai cuidar da operação, manutenção e o custo e instalação de infraestrutura de recarga, além da seleção e do treinamento dos condutores.
Totalmente envelopado, o primeiro ônibus elétrico a circular pela cidade é da montadora BYD, tem chassi de 13,2 metros, piso alto e capacidade para 40 passageiros sentados.
“ Este é um projeto-piloto para a introdução de uma frota verde. Vamos demonstrar na prática à população como é o transporte que queremos para o Rio no futuro, com alternativas energéticas voltadas à redução da poluição de veículos. O projeto é importante para mostrar a viabilidade das tecnologias veiculares de baixa e zero emissão, além da existência de competitividade neste mercado”, destacou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.
Foto: Beth Santos /Prefeitura do Rio