PUBLICIDADE

gastronomia

Foto: Divulgação

No Brasil, há uma grande influência da religiosidade católica na cultura e, principalmente, nos ensinamentos tradicionais, passados de pais para filhos. Com o fim da quaresma, um período de penitência e de reflexão, chega uma das datas comemorativas para todos: a Páscoa. Para as crianças, o momento é de brincadeiras e diversão na “caça aos ovos” deixados pelo “coelhinho”. Já para os adultos, a comemoração familiar do renascimento de Cristo e a oportunidade de uma nova retomada, com mudanças de atitudes, que trarão melhorias a si mesmos e à sociedade.

No entanto, em qualquer celebração, nada melhor que um almoço para incrementar a reunião. E o peixe, é protagonista da história. A herança da colonização portuguesa para a gastronomia brasileira se manifesta, fortemente, em pratos feitos com o alimento e, em especial, o tradicional bacalhau. Mas, se aquela dúvida surgir sobre qual vinho escolher para a ocasião, o Chef Edson dá dicas valiosas. Preste atenção e a anote aí!!!

A representatividade do vinho na Páscoa

A Páscoa marca o começo de uma nova era. A ressurreição de Cristo é um momento de agradecer a ele uma nova chance de seguir em frente. E o vinho é uma bebida que simboliza a aliança eterna entre o criador e suas criaturas, no caso, a humanidade.

Vinhos e Cardápios

Se o prato escolhido for o bacalhau, vinho branco maduro ou chardonnay são perfeitos. Com um salmão, incluir rosé e pinot noir. Já para um delicioso atum, não se esqueça do merlot, do rosé ou espumante rosé.

Vinhos e sobremesa

Páscoa sem chocolate, não tem graça! E para que a degustação de sua sobremesa valha mais a pena, a combinação é perfeita é:

Tortas e ovos de chocolate: vinho do porto, pois tem sabor mais adocicado e cremoso.
Chocolate meio amargo, com 50% cacau: vinho tinto
Chocolate amargo: vinho seco
Chocolate branco: espumante moscatel